Sobre





QUEM SOMOS?

A Associação Artes e Ações Culturais Cariocas – referida a partir deste momento como AAACC - tem como preocupação principal a inclusão, o desenvolvimento e o conhecimento da sociedade. A Associação atualmente é responsável pela co-gestão da Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim - Jacarepaguá.
A AAACC é comprometida com a inclusão, transformação, desenvolvimento, estímulo à diversidade e à pluralidade de expressões artísticas e deseja revitalizar o espaço público, estimular a convivência comunitária e familiar e despertar sentimentos de cidadania e pertencimento à Cidade do Rio de Janeiro. Utilizar a cultura como meio de inclusão social é um dos nossos principais objetivos.

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Associação Arte e Ações Culturais Carioca é uma Organização Não Governamental criada em janeiro de 2007 e composta por pessoas que têm como preocupação principal a inclusão, o desenvolvimento e o conhecimento da sociedade como um todo, nos níveis econômico, social e cultural, e que principalmente busca conhecer os hábitos, a forma de vida, os valores e tudo mais relacionado à sociedade. A associação tem como meta produzir, promover e difundir os bens culturais sejam esses materiais ou imateriais, que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, tais como: as formas de expressão, os modos de criar, fazer, viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas, bem como valorizar a diversidade étnica e regional; promover as condições de estímulo e fomento às atividades culturais; reconhecer a diversidade cultural tendo em mente a cultura como um direito fundamental para a plena constituição da cidadania. A Organização conta com histórico de ações sólidas e democráticas na promoção da ação cultural e artística realizadas na Lona de Jacarepaguá como a execução de oficinas; a realização de eventos comemorativos; a realização de shows; e a realização do Festivais.
A Associação também participou de projetos como “O Rio Contra a Dengue” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com Católicos em Ação e do Dia do Desafio” em parceria com o SESC e a AMAPE – Associação de Moradores do Pechincha.
Em tais ações, a AAACC sempre procurou promover o reconhecimento da diversidade cultural e buscou garantir a livre expressão dessas manifestações, bem como atender aos diferentes públicos ou segmentos culturais. A Associação  em suas parcerias troca experiências com SESI, SESC, CRE’S, escolas estaduais, municipais e particulares.



         Sob a tradicional lona verde e branca funciona um centro de artes, desenvolvendo ações e atividades para crianças, jovens, adultos e idosos e oferecendo espetáculos de música, teatro, dança e poesia, além de cursos e palestras. O incentivo à participação de artistas da comunidade objetiva descobrir e estimular novos talentos.

 
         Jacob do Bandolim foi compositor de clássicos do choro como "Noites Cariocas" e "Doce de Coco". Alcançou popularidade ao montar o conjunto "Época de Ouro", que permanece em atividade. O músico foi escolhido para dar nome à lona porque o reconhecido músico morou durante muito tempo no bairro.